O Testemunho e Desafio do Missionário, Élder Alvin R. Dyer

~ sábado, 1 de maio de 2010


1. Tenho pensado sobre o que poderia dizer-lhes mais nesta oportunidade. Estou certo que não será a última vez que os verei, a despeito de tudo o que aqui foi dito hoje.


2. Lembro-me quando era um jovem missionário. Lembro-me de um de meus companheiros. Ele era um brilhante estudante! Iniciou a missão com vinte anos e já graduado na Universidade. Graduou-se em Matemática e, talvez por causa de sua prática e habilidades escolares, tinha em sua mente um único pensamento: que a conversão ao Evangelho era um processo mecânico perfeito, tornado possível pelo esforço, ensinando e apresentando ao povo os fatos e verdades do Evangelho pelo poder do argumento, persuadindo-o a aceitar a verdade. Lembro-me que todas as coisas sobre isto aborreceram-me por não me parecer a maneira certa de se pregar o Evangelho.

3. Foi um bom companheiro. Hoje é professor na Universidade Brigham Young e agora já mudou suas idéias sobre as conversões ao Evangelho. Nós tivemos muitas e longas conversas e troca de opiniões a respeito do assunto nos montes da Pensylvania Quando não achávamos lugar para dormir, dormíamos na grama ou sobre uma cama improvisada, como fazem os escoteiros e falávamos sobre o assunto. Então eu enfatizava que a maneira de ensinar o Evangelho era pelo poder do Espírito. Eu pensei isto toda a minha vida, que não pode haver outra maneira efetiva de faze-lo.

4. Aprendi através dos anos que este é um fato verdadeiro. Quanto mais vejo pessoas filiando-se às Igreja – e tenho visto milhares – vejo a realidade disto: “O SENHOR CONHECE QUEM ELE QUER NA IGREJA”. Foi determinado antes e não há muito que você e eu possamos fazer para mudar isto. O importante é que Ele nos guiará às pessoas escolhidas. No ano passado houve muitas pessoas que procuraram entrar para a Igreja sem ajuda dos missionários. Foram preparados, inspirados e dirigidos por si mesmos para o Evangelho de Jesus Cristo.

5. Uma das coisas mais difíceis de se lembrar é que a atitude de ensinar pelo Espírito é um talento que foi dado ao missionário e a menos que ele o use não conseguirá mantê-lo. Se tal acontecer poderá nunca mais voltar a tê-lo. Não existe nenhum outro talento do Espírito. Qualquer outra maneira de ensinar o Evangelho é contrária à vontade do Senhor. Gostaria de ler algumas escrituras durante a minha mensagem.

6. Se 70 % dos missionários nisto acreditam, o número de batismos que temos tido será pequeno comparado com o que é possível dentro desta percentagem. Eu sei em meu coração que nós não temos usado a idéia de testificar pelo Espírito no meio missionário.

7. Não creio que os missionários estejam ensinando desta maneira. Nós aprendemos e ouvimos esta frase: ENSINAR PELO ESPÍRITO. Mas não estamos fazendo isto. Ensinamos usando o nosso próprio conhecimento e isto, freqüentemente confunde as pessoas. Quero ler escrituras sobre isto:



“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” (I Coríntios 2:9-13.)



8. O Apóstolo João ensina este mesmo princípio de outra maneira:



“E a unção vós recebestes dele fica em vós, e não tende necessidade de que ninguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (I João 2:27.)



9. Se conseguirmos que nossos missionários sigam esta mensagem, quero dizer-lhes e prometer-lhes que terão mais batismos do que podem imaginar fosse possível ter em sua missão. Não tenho medo nenhum um pouco desta promessa. Verão que é verdade.

10. Acima de todos os outros missionários ou mensageiros do Evangelho verdadeiro estão os missionários “DESAFIADORES E TESTIFICADORES.”

11. Sobre seus ombros pesa a responsabilidade de guiar muitos conversos para a Igreja. É um fato evidente. Entretanto, infelizmente, 30 % dos missionários batizam 70 % dos conversos.

12. Este tipo de missionário é realmente valoroso. Porque ele aprendeu pela coragem dos primeiros Élderes de nossa dispensação como eles TESTIFICARAM e DESAFIARAM destemidamente “no momento preciso e oportuno”, ou seja, na oportunidade inicial, antes de qualquer reação ou resposta da parte dos ouvintes, aos quais buscavam quase com a persistência de um caçador.

13. Sim, este missionário: “TESTIFICADOR E DASAFIADOR” é o tipo de missionário que o Senhor quer para o trabalho. Ele sabe que o tempo é curto e nem uma hora pode ser gasta. Sua oração matinal começa assim:



“Pai Celestial, GUIA-ME neste dia para UMA FAMÍLIA através da qual eu possa cumprir meu propósito. Usarei o PODER DO ESPÍRITO SEM HESITAÇÃO ou MEDO e OS GUIAREI ATRAVÉS DESTE PODER AO BATISMO, para que possam fazer parte do Teu Reino.”



14. Cada dia é iniciado com a firme resolução de que antes de DEITAR e DESCANSAR de seus labores diários, ALGUÉM OUVIRÁ e SENTIRÁ a influência de seu “DESAFIO PARA O BATISMO”. O missionário sabe que sem o poder do Espírito não será capaz de guiar almas ao batismo.

15. Este missionário “DESAFIADOR E TESTIFICADOR” aprende uma coisa acima de todas as outras: que o PODER DO TESTEMUNHO despertará o interesse no coração das boas pessoas. Aprendeu que deve usar o seu talento como missionário para “TESTIFICAR E DESAFIAR” na primeira oportunidade (1A. MENSAGEM, CONTATO, ETC) e fortalecerá este desafio e compromisso em cada mensagem.



MEU DESAFIO A VOCÊ



16. Agora missionários, o que vocês farão? O Senhor precisa daqueles que são “DESAFIADORES E TESTIFICADORES” e meu desafio a você, de hoje em diante, é que seja um missionário assim.

17. Quando eu era um jovem missionário, DESAFIAVA quase todo o mundo que encontrava. Eu podia fazer isto o dia inteiro, sem me importar quantos aceitariam, porque eu sabia que DESTA MANEIRA poderia levar centenas de pessoas para a Igreja.

18. Alguns pensam em ensinar algumas palestras e DESAFIAR na próxima semana, por acharem que os interessados estarão MAIS PREPARADOSPARA O DESAFIO. O que eles não entendem é que UMA PESSOA PREPARADA NÃO PRECISA DE DESAFIO e que ESTE DESAFIO visa PREPARAR o interessado. Eu creio que você entende isto com facilidade. Por que não DESAFIAR HOJE, então? A PRIMEIRA MENSAGEM É O MOMENTO OPORTUNO, O MAIS OPORTUNO DE TODOS.

19. Quando notar QUALQUER RESPOSTA ou REAÇÃO POSITIVA na face das pessoas, indicando que sentiram o Espírito, é aí o momento – AGORA.

20. Dêem-me muitos missionários, fazendo isto e teremos como resultado um número de batismos em dobro.

21. Este é o PRINCÍPIO que se deve ensinar com mais firmeza entre os missionários – DESAFIAR NA 1A. MENSAGEM – e tirar de suas mentes o pensamento de que devem ensinar toda a DOUTRINA ao povo antes do DESAFIO.

22. Ao se dirigir a um contato, seja através de referência, de exposições, ou até mesmo um contato em portas, você deve ter dentro de si o forte pensamento de que o Senhor o guiou até aquela casa ou pessoa.

23. Nossos contatos devem ser carregados de TESTEMUNHO, conseguidos através do Espírito Santo, TESTEMUNHO esse, que será dado através da mesma influência que nos possibilitou consegui-lo. E desta maneira soará como revelação. Nisto se resumo a “TESTIFICAÇÃO PELO ESPÍRITO”. Todos os seus dons, talentos e poder estão no sentimento e na impressão que causa nas pessoas por causa de seu TESTEMUNHO, humilde mas firme, e não na lenta e metódica maneira de ensinar as pessoas.

24. A maioria de nossos conversos se filiou à Igreja, não por causa de nossas belas palavras ou da maneira que ensinamos o Evangelho, mas por causa da SUAVE E FIRME INFLUÊNCIA DO ESPÍRITO SANTO, que É UM TESTIFICADOR MAIS EFICAZ que todas as belas palavras do mundo.

25. É triste saber que alguns missionários programam o seu desafio para uma oportunidade distante e depois da primeira oportunidade. Como? Como pode alguém fazer isto?! Por que programar o desafio para depois? Como este missionário pode agir desta maneira? Por que não desafiar na primeira oportunidade? Eles precisam saber mais sobre o que? Será que este missionário pensa que pode explicar um testemunho? 26. Não se pode explicar um testemunho do Evangelho. Que tentem faze-lo! Não se pode explicar porque cremos com toda a certeza que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Não se pode explicar isto por razões físicas. Onde você obteve o conhecimento para dizer que Jesus Cristo é o Filho de Deus? O apóstolo João escreveu: “...sobre isto nenhum homem pode ser ensinado, vem através da revelação de Deus”.

27. O Evangelho de Jesus Cristo não é conhecimento. Quando uma pessoa diz que está contente por ter um conhecimento sobre Jesus, ela se refere a algo conhecido por meio de palavras? O EVANGELHO É SENTIMENTO. Ele é controlado e governado pelo Poder do Espírito Santo. Este grande personagem está autorizado a distribuir os dons e poderes espirituais que não podem ser substituídos por qualquer conhecimento e você jamais deve deixar de usa-lo em sua função de ministrar e influenciar as pessoas. Isto foi explicado pelo profeta Joseph Smith, quando ele disse:



“Fé vem por ouvir a palavra de Deus, através do TESTEMUNHO dos servos de Deus. Este TESTEMUNHO é sempre acompanhado pelo Espírito de Profecia e Revelação.” (D.H.C. Vol. III, p. 379.)



28. O missionário deve aprender e estar convicto disto: que deve estar possuído da mais sólida convicção que vão encontrar os eleitos, e isto acontece quando se tem realmente o Espírito do Testemunho. Desta maneira AQUELES LARES QUE FOREM VISITADOS, OS QUE DEUS ESCOLHEU PARA RECEBER A MENSAGEM, RECONHECERÃO A VERDADE.

29. Esta vida é um ponto intermediário no Plano de Deus. Todos nós vivíamos na Pré-Existência com o nosso Pai Celestial e com todos os outros Seus filhos nascidos nesta terra. Eles estavam lá em vários graus de inteligência. A nós foi dado o especial encargo de vir ao mundo e proclamar o Evangelho com a ajuda de uma poderosa influência que seria enviada para auxiliar-nos a ter o nosso TESTEMUNHO ACEITO pelas pessoas a quem iríamos pregar.

30. Este grande dom, que com esforço procuramos transmitir a estes outros filhos de nosso Pai os preparará para o Reino Celestial, um Reino de administração onde Reis e Rainhas, Sacerdotes e Sacerdotisas habitarão e terão poder sobre os Reinos Terrestrial e Telestial.

31. Agora, vocês acham que a seleção das pessoas que irão para o Reino Celestial vai depender da qualidade dos argumentos de um missionário a respeito de assuntos como a Trindade, a Apostasia e a Restauração? Vocês supõem que a determinação de um homem em sua decisão tomada sob a influência do Espírito acontece por causa de suas belas palavras? Não, não será. As suas palavras são apenas ferramentas secundárias neste trabalho, MAS AINDA ASSIM SÃO NECESSÁRIAS.

32. Eu sei que é difícil para alguns missionários entenderem este princípio, e enquanto isto ocorrer, teremos menos conversos entrando para a Igreja. Até que entendamos a intensidade de nossa dependência do Espírito Santo e que devemos ensinar através dele, não poderemos batizar com o nosso real potencial.

33. Não creio que todos que se filiam à Igreja permanecerão. Muitos cairão porque não são capazes de se firmar em sua posição de membro porque muitos foram convertidos à doutrina e não pelo Espírito e isto é um problema no trabalho missionário.



ENSINE PELO ESPÍRITO



34. Quando a família sente que os missionários são, verdadeiramente, servos de Deus, estão prontos para aceitar a mensagem e isto é muito simples. Se eu acredito de todo o meu coração que são servos de Deus e vocês estão me ensinando, eu aceitarei todas as coisas que disserem. Vocês não necessitam me pressionar. Você é um servo de Deus. Eu sei disto porque tenho o Espírito dEle.

35. Lembro-me de quando era missionário e de uma certa experiência que eu e meu companheiro tivemos. Deixamos a cidade de Lancaster, PE, rumo ao norte. O céu estava azul. Era um lindo dia. Andamos cerca de uma milha numa estrada poeirenta, quando um vendaval veio e quase nos jogou ao solo. Eu disse: – Élder John Clark, devemos estar no caminho errado. Voltamos e fomos por outro caminho. Andamos quase toda a metade de um dia pelos campos e pegamos a estrada de uma fazenda. Eu ainda posso ouvir os cães latindo quando abrimos outro portão e nos aproximamos de uma casa. O fazendeiro disse: “ – Eu os estava esperando jovens.” Ele contou que tinha um vizinho que lhe dera um Livro de Mórmon. Alguns missionários deram o livro àquele vizinho que, não estando interessado, dera-o àquele fazendeiro. Disse ele: “ – Eu tenho orado todos os dias para que alguém pudesse vir e me ensinar sobre o livro.”

36. Você ensinaria todas as lições para este homem? Nós não o fizemos. Fomos ao riacho que havia na fazenda, represamo-lo e batizamos o homem antes de deixar sua casa. [A NORMA HOJE É QUE O PESQUISADOR TENHA ASSISTIDO A TODAS AS 06 MENSAGENS E TENHA ASSISTIDO UMA REUNIÃO DOMINICAL COMPLETA. NISTO NÃO PODEMOS TRANSIGIR.]

37. Se as pessoas disserem que gostaram de suas lições, não diga que vai desafia-las na próxima mensagem ou na próxima quarta-feira. Que tipo de missionário somos? Nós queremos ensinar às pessoas a plenitude do Evangelho, o que é fé, arrependimento e batismo. O Senhor disse aos nefitas que qualquer coisa diferente disto virá do mal. Estou convencido de que não estamos deixando as pessoas entrar para a Igreja.

38. Ensine pelo Espírito quando entrar numa casa. Tenha o Espírito tão forte que eles possam senti-lo com tal intensidade que digam: “Eu sei que o que vocês disseram é verdade.” Não deve haver tanta preocupação a respeito do tempo que se deve passar ensinando uma pessoa antes do batismo. Não se pode determinar um tempo. Dizer que devemos demorar para batizar uma pessoa não está certo. O Senhor não faz grandes discursos para explicar uma Doutrina. Vejamos como Ele ensinou sobre a Deidade ou Trindade em D&C 130:22:

“O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito. Se assim não fora, o Espírito Santo não poderia habitar em nós.”

Isto é uma lição de Trindade, não é? Não adianta acrescentar nada porque isto é simples e objetivo.

39. Dia virá em que iremos para as portas das casas e testificaremos que SOMOS SERVOS DE DEUS ENVIADOS PARA SALVAR AS FAMÍLIAS. Creio que o dia não está muito longe. De fato, era assim que os servos de Deus agiam no passado.

40. O ensino do Evangelho é muito importante e devemos faze-lo bem, a fim de que as pessoas possam ter algo para ponderar e orar. Mas nós ensinamos pelo Espírito e levamos nossos pesquisadores a saber que Deus os ama e quer que sejam membros de Sal Igreja.

41. Deve-se dar ênfase ao ensino das mensagens, mas esta ênfase não deve estar acima do real intento de nosso trabalho, que é o BATIMSO dos filhos de nosso Pai Celestial. Do contrário, pode-se confundir os pesquisadores. Se eles sentirem o Poder do Espírito Santo, devem ser batizados imediatamente.

42.Eu conheço missionário que se agarram à idéia de que os pesquisadores não podem ser batizados até saber para que estão sendo batizados. Você ensina sobre Apostasia e Trindade e muitas vezes eles não sabem o que você está falando. Ora, nem mesmo você sabia até ter estudado por muitas semanas. Bem, estas lições são importantes, não estou dizendo que não são. Mas esteja atento para DESAFIAR OS INTERESSADOS NA PRIMEIRA VEZ QUE OS ENCONTRAR. O SENHOR SABE QUEM ELE QUER NA IGREJA.

43. Um bom advogado foi batizado recentemente. Ele ganhou um testemunho na primeira visita. Ele que soube que Joseph Smith foi um profeta pela maneira que o missionário prestou o seu testemunho. O missionário disse: “Nós o converteremos depois da terceira lição.” E eles o fizeram. Este homem conseguiu demorar três mensagens. Ele disse: “Eu não sabia sobre o que eles estavam falando. O único desejo que eu tinha era filiar-me à Igreja.”

44. Vocês têm medo de que serão rejeitados? Alguns têm medo de que serão rejeitados e querem estar certos de que todas as coisas estão bem antes de tudo. A necessidade do DESAFIO É EDIFICAR AS MENTES DOS MISSIONÁRIOS. Quando um novo missionário chegar dirão: “Como vai a sua fé?” e não: “Como vai o seu conhecimento? Você tem bastante fé para desafiar alguém para ser batizados hoje?”

45. Esta é realmente a maneira de se fazer proselitismo, segundo um missionário, quando foi entrevistado recentemente. Ao perguntar as razões de seu sucesso – ele batizou muito nos último oito meses e tinha mais cinco prontos para o dia seguinte ao de nosso entrevista – ele disse: “Puxa Presidente Dyer, nós só ensinamos pelo Espírito. Levamos os pesquisadores a saber que o Senhor os ama e quer que sejam membros de sua Igreja.” Ele acrescentou: “É a única maneira que usamos para fazer o trabalho.”

46. Isto é o certo. Por que não o seguir? Vamos guiar as boas pessoas às águas do batismo. O Senhor quer. Nós também queremos. Vamos lá!!!

47. Eu sei que este plano é maior do que você e eu. É mais do que somente uns poucos batismos e metas cada mês. Nós estamos preparando pessoas para serem líderes no mundo que se seguirá a este no qual vivemos. Não há outra razão para estarmos aqui. O elemento de sucesso não só o acharemos quando passaremos a usar as coisas aqui comentadas. Diga para seus amigos: “VOCÊ DEVE SER UM MEMBRO DA IGREJA!!!” Agora, o que pensa disto? VAMOS MISSIONÁRIOS!!!

Material Mormon

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails