Como Obter a Revelação Pessoal, Élder Bruce R. McConkie

~ sábado, 8 de maio de 2010

Líderes da Igreja Recebem Revelação




Nós, como povo, temos o costume de dizer que acreditamos na revelação nestes últimos dias. Anunciamos com bastante ousadia que os céus se abriram e que Deus falou em nossos dias, que os anjos ministraram aos homens, que houve visões e revelações, e que não foram negados nenhum dom assim como nenhuma graça que possuíram os antigos – tudo se tem revelado novamente em nossos dias.



Mas geralmente falamos assim quando pensamos em Joseph Smith, Brigham Young, David O. McKay, ou algum outro Presidente da Igreja. Pensamos em apóstolos e profetas – homens chamados, selecionados e pré-ordenados para as posições que ocupam e para o serviço ministerial que prestam. Supomos que eles, assim como a Igreja em si, funcionam por meio de revelação.



Ora, não há dúvida quanto a tudo isso: a organização a que pertencemos é literalmente o reino de Deus. É o reino de Deus na terra, e tem o propósito de nos preparar e qualificar para entrar no reino de Deus no céu, o qual é o reino Celestial. Esta Igreja é guiada por revelação. Em várias ocasiões, tenho participado de reuniões com os Irmãos em que o Presidente da Igreja, que é o Profeta de Deus na terra, disse humildemente e com fervoroso testemunho que o véu é fino, e que o Senhor está guiando e dirigindo os assuntos da Igreja, e que esta é a Sua Igreja, e que nela está manifesta a Sua vontade.



Há inspiração à cabeça, e a Igreja está em plena execução de seus deveres; está progredindo da maneira como o Senhor deseja. Não há dúvida de que a Igreja recebe revelação a toda a hora. Uma vez alguém disse ao irmão John A. Widtsoe, falando de maneira pejorativa, “Quando foi que a Igreja recebeu sua última revelação?” Ele respondeu, “Bem, hoje é domingo, então a última veio na quinta-feira passada.” E é realmente assim tão simples. Os Irmãos recebem orientação e revelação continuamente, quando se reúnem para tratar dos assuntos da Igreja.



A Revelação Não se Reserva para Poucos



Desejo chamar vossa atenção, porém, ao fato de que a revelação não se restringe apenas para o Profeta de Deus na terra. As visões da eternidade não são reservadas somente para apóstolos, nem tampouco para as Autoridades Gerais. A revelação é algo que deve chegar a cada indivíduo. Deus não faz acepção de pessoas (Atos 10:34), e assim cada alma, vista de uma perspectiva maior, é tão preciosa à Sua vista quanto o são as almas daqueles que são chamados a posições de liderança. Por Ele operar segundo os príncipios da eterna, universal e perfeita lei, qualquer indivíduo que obedecer à lei que lhe dá o direito de receber revelação pode saber exata e precisamente o que sabe qualquer profeta, pode receber anjos tão bem quanto Joseph Smith os recebeu, e pode estar em plena sintonia com todas as coisas do Espírito. (Alma 26:21-22)



A Revelação Pessoal



Joseph Smith disse: “A leitura das experiências dos outros, ou das revelações que lhes foram concedidas, nunca pode nos dar uma visão compreensiva de nossa condição e de nosso verdadeiro relacionamento com Deus. O conhecimento destas coisas só se obtém pela experiência, através das ordenanças de Deus que foram instituídas para este propósito. Se pudésseis contemplar o reino celestial por cinco minutos, conheceríeis mais do que pela leitura de tudo que já foi escrito a respeito do assunto”. (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 324, edição inglesa)



Ora, reparai esta frase: “Se pudésseis contemplar o reino celestial por cinco minutos, conheceríeis mais do que pela leitura de tudo que já foi escrito a respeito do assunto”. Acho que cabe a nós recebermos a revelação pessoal, para saber por nós mesmos, independentes de qualquer outro indivíduo ou grupo de pessoas, o que é a disposição e a vontade do Senhor pertencente a Sua Igreja e a nós em nossos interesses pessoais.



O Campo Intelectual e o Campo Espiritual



Podemos dividir a esfera da pesquisa entre um campo intelectual e um campo espiritual. Nas salas acadêmicas, buscamos o conhecimento principalmente no campo intelectual, conhecimento esse que recebemos na grande maioria das vezes por meio do raciocínio e pelos sentidos que Deus nos deu, para transmitir o conhecimento ao espírito que reside em nós. “A mente do homem,” disse o Profeta, na verdade, “está no espírito” (Vede Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 353, edição inglesa). Assim falamos em aprendermos certas coisas – e fazemos isto no campo intelectual. Adquirimos uma porção de conhecimento desta forma, e passamos grande parte de nosso tempo empregados nesta busca.



Isto é extremamente vital e importante – e encorajamos que o façam todos os que desejam o progresso, a iluminação e o avanço em suas vidas.



Mas precisamos dedicar uma porção cada vez maior de nosso tempo para realmente buscar o conhecimento da esfera espiritual. Quando lidamos com realidades espirituais, não se fala em ganhar algo apenas por meio do raciocínio, não se fala na transmissão do conhecimento de algum modo a nossas mentes ou ao espírito que está dentro de nós por meio dos sentidos apenas, e sim falamos na revelação. Trata-se do aprender a chegar ao conhecimento das coisas de Deus por meio da afinação de nosso espírito ao eterno Espírito de Deus. Tal rumo é a maneira principal que a revelação chega ao indivíduo.



Não me preocupo muito quando alguém escreve ou avalia ou analiza de um ponto de vista intelectual um problema doutrinário ou um problema da Igreja de qualquer tipo. Ninguém duvida que tudo na esfera espiritual esteja em total e completa harmonia com as realidades intelectuais a que chegamos pelo raciocínio, mas quando os dois são comparados e avaliados e ponderados com respeito aos seus relativos méritos, as coisas de maior importância fazem parte da esfera espiritual e não da intelectual. As coisas de Deus são conhecidas apenas por meio do Espírito de Deus (1 Coríntios 12:3).



Religiosidade Verdadeira Exige o Envolvimento Pessoal



É verdade que se pode raciocinar a respeito de questões doutrinárias, mas não se experimente a religiosidade verdadeira a não ser pela experiência própria – não até que se sinta algo em sua alma, até que haja uma mudança em seu coração, até que se torne uma nova criatura do Espírito Santo. Felizmente, cada membro da Igreja tem a oportunidade de fazer isto, pois em conjunto com o seu batismo, cada membro da Igreja recebe a imposição das mãos de um administrador legal, e recebe a promessa, “Recebe o Espírito Santo”. Assim o membro obtém “o dom do Espírito Santo”, o qual, por definição, significa que tem direito à companhia constante deste membro da Deidade, conforme sua fieldade e retidão pessoal.



Ora, digo que temos o direito à revelação. Afirmo que cada membro da Igreja, independente de qualquer posição que ocupe, tem direito à revelação do Espírito Santo; tem direito a receber anjos; tem direito a contemplar as visões da eternidade; e se quisermos seguir este pensamento até sua finalidade, tem direito a ver Deus, assim como qualquer profeta real e literalmente viu a face da Deidade (D&C 76:1-10; 93:1).



Cada Homem é Profeta para Si Próprio



Falamos dos profetas dos últimos dias; pensamos em termos de profetas que predizem o destino futuro da Igreja e do mundo. Mas além disso, a verdade é que cada um deve ser profeta para si próprio e para os seus próprios interesses e afazeres. Foi Moisés quem disse: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele” (Números 11:29). Foi Paulo que disse que devemos “[procurar], com zelo, profetizar” (1 Cor. 14:39).



Uma Doutrina de Revelação Pessoal



Deixai-me tomar esta ocasião para ler algumas declarações das revelações dadas ao Profeta Joseph Smith, as quais, examinadas coletivamente, estabelecem a fórmula, digamos, pela qual eu como indivíduo posso vir a conhecer as coisas de Deus pelo poder do Espírito.



Eis uma das coisas que o Senhor declarou: “Eu te falarei em tua mente e em teu coração, pelo Espírito Santo que virá sobre ti e que habitará em teu coração. Ora, eis que este é o espírito de revelação” (D&C 8:2-3).



Esta revelação fala da comunicação de um espírito para outro – o Espírito Santo falando com o meu de uma maneira que é incompreensível à mente, mas que é clara e simples para o entendimento espiritual – transmitindo conhecimento, inteligência, verdade e dando um conhecimento seguro das coisas de Deus.

Ora, isto se aplica a todos: “Deus vos dará conhecimento, por seu Santo Espírito, sim, pelo indescritível dom do Espírito Santo, conhecimento esse que não foi revelado desde a fundação do mundo até agora; o qual nossos antepassados aguardaram com ansiedade que se revelasse nos últimos tempos” (D&C 121:26-27).



Eis outra passagem gloriosa. Esta não se dirige às Autoridades Gerais. Nem tampouco para os profetas de Deus. Esta se dirige a cada pessoa na Igreja. Ou seja, é uma revelação pessoal para você:



“Pois assim diz o Senhor: Eu, o Senhor, sou misericordioso e benigno para com aqueles que me temem e deleito-me em honrar aqueles que me servem em retidão e em verdade até o fim.



“Grande será sua recompensa e eterna a sua glória.



“E a eles revelarei todos os mistérios, sim, todos os mistérios ocultos de meu reino desde a antigüidade; e por eras futuras dar-lhes-ei a conhecer a boa disposição de minha vontade concernente a todas as coisas relativas a meu reino.



“Sim, até as maravilhas da eternidade conhecerão e coisas futuras mostrar-lhes-ei, sim, coisas de muitas gerações.



“E sua sabedoria será grande e seu entendimento alcançará os céus; e diante deles a sabedoria dos sábios perecerá e o entendimento dos prudentes se desvanecerá.



“Porque pelo meu Espírito os iluminarei e pelo meu poder dar-lhes-ei a conhecer os segredos de minha vontade – sim, até as coisas que o olho não viu nem o ouvido ouviu e ainda não entraram no coração do homem” (D&C 76:1-10)



Podemos receber anjos, podemos ter sonhos, podemos ter visões, podemos ver a face do Senhor. Eis aqui uma promessa relativa a isto: “Em verdade assim diz o Senhor: Acontecerá que toda alma que abandonar seus pecados e vier a mim e incovar meu nome e obedecer a minha voz e guardar meus mandamentos verá minha face e saberá que eu sou” (D&C 93:1).



Não Há Salvação sem a Revelação



O profeta Joseph disse que o véu poderia facilmente ser rompido hoje, contanto que nos uníssemos como élderes do reino em fé e em retidão e nos qualificássemos para receber as visões da eternidade (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 9, edição inglesa).



Eis uma declaração de Joseph Smith:



“Não há salvação sem a revelação [e não me refiro à revelação que iniciou a dispensação em que vivemos – refiro-me à revelação pessoal]; é fútil que alguém pregue sem ela. Nenhum homem é ministro de Jesus Cristo sem ser profeta. Nenhum homem pode ser ministro de Jesus Cristo sem que tenha o testemunho de Jesus; e este é o espírito de profecia. Onde quer que a salvação tenha sido ministrada, foi pelo testemunho. Hoje em dia os homens testificam do céu e do inferno, e contudo nunca os viram; digo-vos que ninguém conhece estas coisas sem isto” (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 160, edição inglesa).



Temos direito à revelação. A revelação pessoal é essencial para nossa salvação. As escrituras estão repletas de exemplos disso. Eis uma das coisas que Néfi disse: “Se não endurecerdes o coração e me pedirdes com fé, acreditando que recebereis, guardando diligentemente os meus mandamentos, certamente estas coisas vos serão dadas a conhecer” (1 Néfi 15:11).



Há uma declaração no Livro de Mórmon a respeito de alguns missionários muito bem sucedidos, os filhos de Mosias: “Eram homens de grande entendimento e haviam examinado diligentemente as escrituras para conhecerem a palavra de Deus.



“Isto, porém, não é tudo; haviam-se devotado a muita oração e jejum; por isso tinham o espírito de profecia e o espírito de revelação; e quando ensinavam, faziam-no com poder e autoridade de Deus” (Alma 17:2-3).



Tomarei tempo para mais uma citação. Esta é do Profeta Joseph Smith:



“Uma pessoa pode se beneficiar ao reconhecer a primeira intimação do espírito de revelação; por exemplo, quando sentirdes o influxo da pura inteligência, talvez ele vos dê lances repentinos de idéias, de modo que, ao reconhecê-lo, podeis vê-lo cumprido no mesmo dia ou logo após; [isto é] aquelas coisas que vos foram apresentadas na mente pelo Espírito de Deus virão a suceder; e assim chegando a conhecer e entender o Espírito de Deus, podeis vos fortalecer no princípio da revelação, até que sejais perfeitos em Cristo (Ensinamentos do Profeta Joseph Smith, p. 151, edição inglesa).



Necessitamos da Experiência Religiosa



As escrituras dizem muito a respeito disso. O Profeta e todos os outros profetas disseram muito a esse respeito. O que isso significa para nós é que precisamos da experiência religiosa; precisamos ter um relacionamento pessoal com Deus. Não nos convém ler o que alguém disse sobre a religião. Leio freqüentemente, mas principalmente para minha própria diversão e lazer, o que alguém disse de forma crítica sobre a Igreja ou o que algum professor de religião diz a respeito dos princípios da Cristandade. Na verdade, tais opiniões não são de grande importância. Não vale nada o que alguém diz de forma crítica sobre a Igreja; nem tampouco quando alguém escreve para avaliar de um ponto de vista intelectual uma doutrina ou prática ou programa da Igreja – é simplesmente sem conseqüência no que toca a Igreja e seus membros espiritualmente inclinados. A religião não é uma questão do intelecto.





O que Podemos Fazer



Repito, quanto melhor for o nosso intelecto, melhor poderemos avaliar os princípios espirituais, e é maravilhoso ser culto e educado e ter a intuição e a capacidade mental, porque podemos utilizar estes talentos e habilidades na esfera espiritual. Mas o que importa no campo da religião é ser participante pessoal nela. Em vez de ler tudo que já foi escrito e analisar tudo que os estudiosos do mundo já disseram sobre o céu e o inferno, precisamos fazer o que o Profeta disse: contemplar por cinco minutos o Reino Celestial. Como resultado, conheceríamos mais que tudo que já se avaliou ou escreveu ou analizou sobre o assunto.



A religião é uma questão de fazer com que o Espírito Santo faça parte de nossa vida. Estudamos, é claro, e precisamos fazer avaliações. E em virtude de nossos estudos criamos um alicerce que nos ajuda a estar com a atitude apropriada para que possamos buscar as coisas do Espírito. Mas o resultado final é que nossas almas são tocadas pelo Espírito de Deus.



Uma Fórmula para Obter a Revelação



Gostaríeis de uma fórmula que vos diga como receber a revelação pessoal? A minha fórmula é simplesmente o seguinte:



1. Estudai as escrituras.



2. Guardai os mandamentos.



3. Pedi com fé.



Qualquer que fizer isto fará com que seu coração esteja em tão perfeita sintonia com o infinito que entrarão em seu ser, a partir da “voz mansa e suave”, as realidades eternas da religião. E à medida que ele progredir e avançar e se aproximar a Deus, chegará o dia em que receba anjos, em que tenha visões, e a finalidade é ver a face de Deus.



A religião é coisa do Espírito. Usai vosso intelecto para vos auxiliar, mas afinal das contas, precisareis estar em sintonia com o Senhor.



A primeira grande revelação que se precisa é o conhecimento da natureza divina deste trabalho. Chamamos isto de um testemunho. Quando se recebe um testemunho, aprende-se por meio disso a entrar em sintonia com o Espírito e receber a revelação. Assim, ao repetir o processo – entrando em sintonia novamente – pode-se adquirir o conhecimento necessário para dirigir sua vida pessoal. Então, ao progredir neste dom, poderá receber todas as revelações da eternidade que o Profeta ou que todos os outros profetas tiveram em todas as épocas.



Um Testemunho



Até certo ponto, eu, assim como vocês, tenho recebido a revelação. Tenho recebido revelação que me confirmou a verdade desta obra. E em conseqüência disso, eu o sei. E sei disso independente de qualquer estudo ou pesquisa, e o sei porque o Espírito Santo falou ao meu espírito e assim deu-me um testemunho. Conseqüentemente, posso ser ministro legal e dizer a verdade de que Jesus Cristo é o Filho de Deus, que Joseph Smith é sua profeta, que o Presidente da Igreja possui o manto profético hoje, e que a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias é a única Igreja verdadeira e viva na face de toda a terra.
Traduzido por Carl Youngblood


Ademais, em relação ao assunto que hoje abordamos, posso afirmar e testificar que toda pessoa que obedecer à lei, estudar as escrituras, guardar os mandamentos e pedir com fé, poderá receber a revelação pessoal do Todo-poderoso para a alegria e satisfação de sua alma aqui na terra e para a sua salvação eventual na mansão celeste.



(Bruce R. McConkie, Sermons and Writing of Bruce R. McConkie [Salt Lake City: Bookcraft, 1998], 151)

http://materialmormon.ning.com/

1 Comentários:

Eduardo disse...

Não pretendo aqui defender Dilma Roussef, candidata à presidência da República até porque ela não foi minha opção de voto no 1º turno. Mas o 2º turno está aí e temos apenas duas opções e não posso deixar de falar do porquê eu NÃO votarei, em hipótese alguma no candidato do PSDB. Por mais que alguns Santos dos Últimos Dias critiquem o governo do PT, a melhor alternativa não provém da direita, tão abertamente defendida pelos católicos e por evangélicos conservadores.
Decidi compilar e enumerar uma lista de razões pelas quais eu não votarei em José Serra para presidência. Antes de iniciar, lembre-se: o PSDB está governando São Paulo desde 1994, ou seja: há 16 anos seguidos! Outro ponto que você precisa notar é que muitas das notícias aqui apresentadas NÃO estão na grande mídia, o que é esperado, já que não interessa a ela denunciar as mazelas do governo atual. Vamos a uma breve lista de 4 itens.
1º A tucanaiada está horrorizada com a liberdade de imprensa da internet. Luiz Nassif foi afastado da TV Cultura e o blog Flit Paralisante, que faz críticas com muita razão à segurança pública de São Paulo, foi excluído pelo Google, por causa de pedido judicial de José Serra. Mas o blog já está no ar. Visite o Blog: http://flitparalisante.wordpress.com/ Veja a ordem judicial a pedido de José Serra no link: http://3.bp.blogspot.com/_ejtz_tHl6jI/SWjRiRoLH0I/AAAAAAAAC24/Si45EvSkz14/s1600-h/scan%202.jpg
2º O governo tucano, dominante em São Paulo, barra todas as CPI’s que tentam investigar possíveis desvios na sua gestão. Dos 83 engavetamentos de CPI na Assembléia Paulista, 70 aconteceram na gestão Geraldo Alckmin, e 13 no atual governo. Sob Serra, os pedidos de investigação não obtiveram sequer o número de assinaturas necessárias para que as CPIs fossem protocoladas. Entre elas estão a CPI da Máfia caça níqueis, a CPI das Estatísticas criminais, que buscavba investigar a omissão de dados da violência no Estado; a CPI do Baixo desempenho escolar; a dos Cartões corporativos que tinha como alvo de investigação os gastos de R$ 108 milhões, "aplicados" até em casas noturnas; a CPI das Ongs no Governo Alckmin (60 contratos sem licitação e prejuízo de R$ 80 milhões); a CPI das Rodovias, para investigar as privatizações tucanas e os pedágios mais caros do país; a CPI da Alstom, que envolve contratos bilionários da multinacional francesa com o governo paulista; além de várias outras.
Leia mais em: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=125589

3° José Serra representa um governo que tem nos bastidores pessoas como FHC, responsáveis por muitas mazelas que só hoje puderam ser corrigidas. Vejamos um comparativo rápido entre o governo FHC e o atual de Lula.
Link: http://edu.guim.blog.uol.com.br/arch2010-03-07_2010-03-13.html

4º Por fim, o ano passado (2009) registrou piora generalizada nos índices de crimes no Estado de São Paulo. Os roubos alcançaram o mais alto valor da série histórica, com 257.004 ocorrências, 18% acima do ano anterior. O recorde de roubos havia sido alcançado em 2003, quando foram registrados 248.406 casos. Também cresceu o total de casos de latrocínios, sequestros, roubo e furto de veículos. Para piorar, a violência policial também aumentou.
Veja matéria: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,estado-de-sao-paulo-bate-recorde-de-roubos-com-257-mil-em-2009,504979,0.htm

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails