Saia da Escuridão Para a Luz, Presidente James E. Faust

~ domingo, 30 de maio de 2010

01. Meus queridos jovens, aonde vocês estiverem, é um prazer para mim estar com vocês. Eu oro para que seja do seu interesse o que eu tenho para dizer.




02. Muitos de vocês estão lutando a respeito de sua identidade. Alguns estão preocupados sobre o que o futuro tem para vocês. Isto me lembra uma história que ouvi uma vez sobre um rapaz no Calgary Stampede. Quando ele estava selando o seu cavalo, um Cowboy vendo ele disse:, “Senhor, você está colocando a sela no lado errado.” “Ha, ha,” disse o rapaz, “Por que? Você nem sabe para qual caminho eu estou indo.”



03. O mundo mostra coisas atraentes. O mundo está confuso. Não são alguns de vocês que não tem certeza para onde irão, vocês também são questionados sobre o que realmente vale a pena. Deixe-me assegurar a vocês de que, eu acredito com todo o meu coração que vocês são uma geração escolhida.



04. Eu falo esta tarde sobre sair da escuridão para a luz. O Profeta Miquéias disse: “Se morar nas trevas, o Senhor será a minha luz”. ( Miquéias 7:8)











Como Nós Recebemos Luz





05. Nós recebemos luz do Senhor. Isto acontece quando estudamos as escrituras e “abriram-se nossos olhos e iluminou-se nosso entendimento de modo a vermos e compreendermos” ( D&C 76:12)



06. O estudo das escrituras diariamente acende a luz da nossa percepção espiritual e abre nosso entendimento para conhecimento futuro. Eu busco ler as escrituras ao final do dia. Isto me traz uma paz incrível. Eu durmo melhor fazendo isso.



07. Nós recebemos luz espiritual quando assistimos a reunião sacramental. Participar do sacramento e a inspiração que recebemos nos serviços semanais, recarrega nossas baterias espirituais.



08. Nós recebemos luz espiritual quando aceitamos um chamado. Servir em um chamado da igreja, nos abençoa mais do que abençoamos o próximo.



09. Nós recebemos luz espiritual quando pagamos o nosso dizimo, e as janelas do céu podem se abrir. ( Malaquias 3:10)



10. Nós recebemos luz espiritual quando cantamos os hinos. Cantar os hinos nos fortalece e nos une espiritualmente.



11. Nós recebemos luz espiritual quando oramos. Como um jovem adolescente, o Profeta Joseph Smith leu, “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente...” ( Tiago 1:5)



12. Eu comento para vocês o que aconteceu na primeira visão quando ele decidiu que ele perguntaria a Deus. Ele escreveu: “Quando a luz pousou sobre mim, vi...” O que ele viu? Ele viu o Pai e o Filho. Quando a visão terminou ele disse: “ Quando a luz se retirou, eu estava sem forças”

( História de Joseph Smith, 1:20)



13. Obviamente, nós não esperamos uma visitação celestial, mas definitivamente podemos crescer espiritual e intelectualmente se primeiro, “procurarmos o reino de Deus e sua justiça” ( Mateus 6:33)





Qual é o enfoque de nossa fé?



14. Parte de nossa saída da luz, depende sobre como enfocamos a nossa fé. Ela é uma repressão? Ou uma liberação? Como jovens maduros eles sentem um novo poder, novas paixões, novas ambições. Mas digo a eles que alguns desses poderes devem ser restringidos. Às vezes, até os missionários retornados se cansam de obstáculos, e tentam encontrar liberdade na indulgência. Fazendo isso, eles descobrem que a indulgência não é o caminho para a liberdade.



15. Mas controlar nossas paixões, superar os obstáculos, é necessário para o crescimento pessoal e nosso progresso. Como disse Alma “Faz também com que todas as tuas paixões sejam dominadas para que te enchas de amor” ( Alma 38:12)



16. Faz alguns anos que um programa transmitido nacionalmente falou sobre nossos prisioneiros que estavam amansando cavalos selvagens. Durante o tempo que eles estavam amansando os cavalos, eles criaram uma relação de amizade com os seus cavalos, eles aprenderam paciência, como controlar seus temperamentos, respeitar os outros e o valor de trabalhar em grupo.



17. Quando eles viam os seus cavalos obedecerem seus comandos, eles reconheciam que eles poderiam ter evitado os erros terríveis que os haviam postos na prisão. Igual aos cavalos, eles ainda podiam aprender, progredir e alcançar.



18. Em nossa sociedade moderna existem muitas expressões em livros, revistas, televisão e filmes que mostram a intimidade sexual fora do casamento como se fosse socialmente aceitável, até desejável.



19. Alguns dos jovens, são desviados por essa filosofia, alguns perguntam a si mesmo: “O que tem de mal nisso, nós só estamos namorando!” O Elder Jefrey R. Holland, respondeu esta pergunta:



20. “A respeito da intimidade humana, você deve esperar! Você deve esperar até que possa dar tudo, e você não pode se entregar até que estejam legalmente casados. Para dar ilicitamente aquilo que não é seu, (Lembrem-se! Você não é dono de si) e entregar só parte daquilo que não pode ser dado, sem dar tudo de você, é jogar roleta russa. Se persistimos em busca da nossa própria satisfação física, sem observarmos as leis do céu, corremos um terrível risco de nos danificarmos espiritualmente e você pode destruir um desejo físico e sua habilidade de se entregar completamente a um amor mais adiante e mais verídico. Você pode chegar naquele momento que você percebera que gastou o que deveria ter guardado, e que somente a graça de Deus pode recuperar aquela virtude que você tão liberalmente gastou. No dia de seu casamento o melhor presente que você pode entregar para a sua companheira eterna é o melhor de você – limpo e puro e digno dessa pureza”.



A Fé Nos Carrega para Fora da Escuridão



21. Nós devemos esperar para a época certa de nossa vida para usarmos os dons sagrados; devemos nos preparar para essa época. Eu não beijei minha esposa, até que éramos noivos para casar. Desde então procuro recuperar a falta!



22. A bondade restringe seus desejos carnais, mas também ajuda você a encontrar seu ser verdadeiro e liberdade. A procura das coisas positivas, é o que faz nossa vida valer a pena. E sair da escuridão para a luz, é discernir entre o bem e o mau, pela luz de Cristo ( Moroni 7:16-17). É a expressão de nossos dons e talentos. É apegar-se a tudo que é bom. (Ver Moroni 7:20-21)





23. Nossa fé não é um pacote de crenças e práticas que são difíceis de suportar. Aqueles que conseguiram sair da escuridão para a luz, encontram suporte na fé. A fé não é pesada; a fé nos levanta e nos dá asas para passarmos por lugares difíceis. Como Isaias prometeu, “Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão, e não se fatigarão”. ( Isaias 40:31)



24. O sair da escuridão para a luz, nos libera da escuridão de nossas almas, que vem do medo, desânimo e nossos pecados. Você pode notar aquele que entrou para a luz, pela sua expressão e atitude. O Salvador disse: “Eu Vim para que tenha vida e a tenham com abundancia.” (João 10:10)



25. Desde setembro de 2001, nós estamos preocupados com outra forma de escuridão – a influência dos terroristas. Vocês estão crescendo num mundo diferente do que eu cresci. Por anos nós viajamos em aviões sem ter nossa bagagem inspecionada nem passando pelo detector de metal. Meus queridos jovens seus inimigos não são todos terroristas e seqüestradores. Alguns estão dentro do seu grupo de amigos – até pode ser alguns que vocês vêem como amigos – aqueles que os incentivam a serem livres das abas e experimentar drogas, álcool ou intimidade com alguém do sexo oposto – até com alguém do mesmo sexo.



26. Eles são críticos, buscam a discórdia, e são céticos – aquele que nos mantêm em escuridão e intentam afastar-nos da luz em nossa jornada eterna. Outros terroristas espirituais, incluem pedófilos, aqueles que não tem valores. Eles estão na escuridão, não tem fé e estão indispostos a procurar alguém maior que eles para soluções à perguntas e problemas. Alguns deles tem egoísmo, falta de alto estima e uma fé fraca. Eles não podem obter a luz e conhecimento por outros meios.





Se tornarem defensores da fé



27. Um dos títulos da rainha da Inglaterra é “defensora da fé” todos nós deveríamos ser defensores da fé, quando nós defendemos nossa fé, nós saímos da escuridão para a luz, podemos facilmente imaginar que se nossas casas fossem ameaçadas pelo exército de Johnston, nós nos uniríamos ao grupo de Lot Smith, pra defender a nós mesmos, e manter o exercito do inimigo que nos ameaça fora das nossas vidas e nossos lares. Mas o exército que destrói nem sempre ataca com grandes números. Satanás pode atacar-nos individualmente. Quando saímos da escuridão, a luz brilhante do Salvador chega quebrando.



28. Jovens, vocês tem a responsabilidade de proclamar a verdade do Evangelho restaurado, vocês serão eficazes fazendo isso, somente se vocês intentam fazer o certo na sua vida individual. Para fazer isso precisarão entender e obter um testemunho das doutrinas básicas da igreja. Estas verdades fundamentais são: primeiro que Jesus é o Cristo o Filho de Deus, e o Redentor do mundo; Segundo que Deus, o Pai, e Seu Filho Jesus Cristo em verdade apareceram ao profeta Joseph Smith, restaurando a plenitude do Evangelho e a Igreja verdadeira.



29. Daí segue o propósito da igreja: Primeiro, preparar seus membros para uma vida perfeita. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito vosso Pai que está nos céus. ( Mateus 5:48) Segundo, encorajar os membros a se tornarem um corpo de santos, unidos na fé e nas obras. Terceiro: Proclamar a mensagem da verdade restaurada ao mundo. Quarta, salvar nossos mortos.



30. Alguns de vocês rapazes e moças, podem estar se preparando para servir uma missão de templo integral, para ser chamado a servir como missionário dessa igreja, não é um direito mas um privilegio, o serviço missionário é agradável mas não é uma brincadeira, é trabalho duro. O mandamento do Senhor aos missionários está na sessão 4 de Doutrina e Convênios: “Portanto, ó vós que embarcais no serviço de Deus, vede que o sirvais de todo o coração, poder, mente e força, para que vos apresenteis sem culpa perante Deus no último dia (D&C 4:2).



31. Todo serviço missionário é presumido na dignidade pessoal. O Senhor diz: “Sede limpos, vós que portais os vasos do Senhor” (D&C 38:42). Alguns de vocês são dignos, mas por causa de problemas de saúde não suportarão o rigor do proselitismo no campo missionário. Você pode encontrar oportunidades de serviços alternativos, que serão uma grande benção para vocês.





O Espírito Iluminara seu Caminho





32. Faz alguns anos, quando o Presidente Merrill J. Bateman estava no Japão, os missionários apresentaram para ele um rapaz que recentemente tinha se tornado um membro da igreja. Ele vinha de antecedentes não-cristãos. Quando ele conheceu os missionários, interessou-se na mensagem, mas ele não conseguia entender ou sentir a necessidade de um Salvador, e ele não tinha recebido um testemunho com relação ao evangelho.



33. Um dia, os missionários resolveram mostrar para ele um filme sobre a expiação chamado A Ponte. O rapaz assistiu o filme, ficou perturbado, e não conseguia dormir a noite inteira, mas ainda não tinha um testemunho.



34. Na Manhã Seguinte, ele saiu para trabalhar. Ele trabalhava numa ótica fazendo óculos ... Uma senhora idosa entrou. Ele lembrou que ela havia estado na loja algumas semanas atrás. Ela tinha quebrado seus óculos. Precisava de óculos novos. Quando ela entrou, não tinha o dinheiro suficiente, e teve que voltar para conseguir mais dinheiro para comprar os óculos novos. Quando ela entrou nesse dia, mostrou para o rapaz os óculos quebrados e o dinheiro que ela tinha guardado. Ele viu que ela ainda não tinha o dinheiro que precisava. Depois, ele pensou, Eu tenho algum dinheiro. Eu não preciso dizer para ela. Eu posso pagar a diferença. Então ele falou para ela que ela tinha guardado o suficiente, tomou seus óculos, e marcou um horário para ela retornar quando ele terminasse o reparo...

35. Ela voltou mais tarde. Os óculos estavam prontos. Ele entregou para ela, e ela colocou, e gritou... Eu vejo, eu vejo. Depois ela começou a chorar. Nesse instante, ele sentiu uma sensação de calor no seu peito que crescia dentro dele. Ele falou, ... Eu entendo, eu entendo. Ele começou a chorar. Saiu correndo da loja a procura dos missionários. Quando os encontrou, ele disse, Eu vejo! Meus olhos se abriram! Eu sei que Jesus é o Filho de Deus. Eu sei que a pedra foi rolada da tumba e na manhã de páscoa gloriosa Ele saiu dentre os mortos. Ele pode pagar a diferença na minha vida quando eu não pude.”



36. Todos nós podemos ver pela vela de inspiração, que é o Espírito Santo. Ele iluminará o nosso caminho ao sair da escuridão e dificuldade. O caminho mais certo de sair da escuridão para entrar na luz, é por meio da comunicação com nosso Pai Celestial pelo processo de revelação divina. Presidente Wilford Woodruff declarou, “Quando o Senhor tinha pessoas na terra que ele conhecia, guiava-os por revelação” A inspiração de Deus está disponível a todos que com sinceridade procuram o guia do Espírito Santo. Isto é particularmente verdadeiro para aqueles que já receberam o dom do Espírito Santo. Membros individuais, pais, e líderes têm o direito de receber revelação por aqueles que estão em sua responsabilidade.



A Revelação Continua



37. Aqueles que desejam sair da escuridão e entrar na luz deveriam concordar com a inspiração e revelação que vem por meio dos profetas, videntes, e reveladores. Amós nos diz, “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos os profetas” (Amós 3:7). Estes são os homens proféticos que, através dos séculos, receberam revelações celestes com a responsabilidade de passar as palavras do Senhor aos outros.



38. A melhor maneira de vocês jovens, sentirem-se em harmonia com o Salvador é de apoiar seu profeta vidente na terra, o Presidente da Igreja, em nosso dia e época, Presidente Gordon B Hinkley. Se nós não seguirmos o profeta, quem quer que ele seja, estaremos a perigo de morrer espiritualmente. Algumas pessoas se equivocam em seu apoio ao profeta vidente, tentando elevar a si mesmos, e colocando o profeta abaixo deles – de qualquer maneira, sutilmente.



39. Eu posso testificar que o processo de revelação chega a Igreja com muita freqüência. Chega diariamente. Elder Wilford Woodruff, então membro do Quorum dos Doze Apóstolos, falou, “Este poder está no seio do Deus Todo-poderoso, e Ele dá esse poder a seus servos os profetas quando precisam dele no dia a dia para construir Sião” Isto é necessário para a igreja cumprir sua missão. Sem isto nós iríamos fracassar. A Igreja constantemente precisa de um guia principal, o Senhor e Salvador Jesus Cristo.



40. Isto também foi enviado pelo Presidente George Q. Cannon, que disse:

“Nos temos a Bíblia, O Livro de Mórmon, e O Livro de Doutrinas e Convênios; mas todos estes livros sem os profetas videntes e a revelação constante do Senhor, não encaminharia ninguém ao Reino Celestial de Deus. Pode parecer uma declaração estranha de fazer, mas estranho assim, é verdade.

41. “É claro, estas escrituras são de valor infinito. Não pode dar um preço muito alto para elas, nem podem ser estudadas demais, mais elas em si, com toda a luz que dão, são insuficientes para guiar os filhos dos homens e

levá-los à presença de Deus. Para serem guiados por Deus, é requerido o Sacerdócio vidente e revelação constante de Deus para o povo de acordo com as circunstancias em que eles estão.”



42. Quando virá esta revelação prometida? Só Deus sabe quando. Virá a pessoa certa no momento certo. Para obter a resposta a isto devemos voltar às palavras de Amós, “Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos os profetas” (Amós 3:7).



43. Revelação continua não irá e não poderá ser forçada por pressão externa de pessoas ou eventos. Não é aquele chamado de “revelação de progresso social” Não tem origem com os profetas; vem de Deus. A Igreja é governada pelo profeta sob inspiração, guia, e direção do Senhor.



44. Minha crença e convicção da verdade divina da Igreja agora é de muito tempo – até onde consigo lembrar. O meu testemunho tem crescido fortemente através dos anos. Sou Autoridade Geral há 30 anos e Apóstolo por 24 anos nesta conferência em outubro. O conhecimento da veracidade deste evangelho veio antes que eu fosse chamado ao santo apostolado e foi reconfirmada muitas vezes desde então. Eu testifico a vocês jovens que o evangelho contém as respostas à problemas e desafios da vida. E o caminho verdadeiro para a felicidade e o cumprimento das promessas do Senhor, que é “Paz neste mundo e vida eterna no mundo vindouro”

(D&C 59:23). Disso eu testifico no nome de Jesus Cristo , Amem.

0 Comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails